Leaderboard
728x15

O feminino e o masculino #2

Large Rectangle

" (....) as mulheres são menos entusiastas do que os homens quanto a participar numa escapadela de uma noite com alguém que seja casado ou esteja envolvido numa relação amorosa. Esse amante não só está indisponível, como os seus recursos estão direcionados para outra parte. E uma vez que ele está a enganar a sua parceira firme, é provável que também a ela fosse infiel. A maioria das mulheres também não depõe as armas por um caso amoroso breve. O que elas continuam a procurar é um parceiro saudável, estável, divertido, amável e generoso. Para as mulheres, o sexo casual nem sempre é tão casual como para os homens. 
Quando os homens procuram o amor passageiro, tendem a não dar importância à falta de inteligência de uma mulher. Também escolhem mulheres que sejam menos atléticas, menos educadas, menos feias, menos estáveis, que tenham menos humor, e que se enquadram numa faixa etária mais ampla. E ao contrário das mulheres, podem mesmo sentir-se atraídos por uma mulher que tenha fama de ser promiscua. Como Mãe West tão habilmente o expressou, "Os homens gostam de mulheres que tenham um passado, porque esperam que a história se repita" (...)"


Helen Fisher é uma das minhas autoras favoritas, já a partilhei aqui no início do Vício. Tem estudos interessantes sobre o sexo, a paixão e o amor, que "espalha" há mais de 20 anos pelos diversos livros que publica. Todo o trabalho de investigação dela está direcionado, principalmente nos últimos anos, para tentar perceber porque no meio de tantas pessoas que vamos conhecendo nos apaixonamos por aquela específica. Porque que é que uma pessoa inflama os nossos circuitos cerebrais primitivos enquanto outra perfeitamente adorável nos deixa totalmente indiferentes? Devido talvez à minha formação base, na área das ciências, acho que tudo tem que ter uma explicação perfeitamente racional pois só assim, para mim, faz sentido. Agradam-me ler estudos destes temas e confesso que muito coisa faz sentido para mim. O extrato que escolhi deve originar alguma polémica e por isso mesmo foi escolhido.
Banner